Temperando com amor a hora do jantar em família

  • Um jantar onde se use ternos e vestidos e se conversa sobre certo e errado à mesa pode parecer um pouco desatualizado.
  • Sem um telefone celular à vista e sem adolescentes postando a refeição noInstagram, parece impossível relacionar um vídeo de 1950 sobre etiqueta com um jantar em família, mas muitos desses conceitos são relevantes ainda hoje.“Trate os membros de sua família com o mesmo respeito e cordialidade que iria mostrar ao seu amigo mais precioso fora do círculo familiar”, diz o narrador do vídeo. “Certifique-se de dar o melhor de si.”Embora, sua família não tenha sérios problemas com modos à mesa ou você precise dizer o que é apropriado ou não durante a refeição, existem algumas maneiras de melhorar as refeições de sua família.

    Por exemplo, depois de passar uma hora preparando uma refeição saudável, você pode querer reunir sua família para algum tempo de interação de qualidade ao redor da mesa de jantar – porém todos estão em silêncio. Na sua cabeça, você imaginou risadas e conversas divertidas, mas em vez disso, tudo o que você ouve é o tilintar de garfos nos pratos.

    Às vezes, depois de um longo dia de trabalho e escola, todo mundo parece estar muito cansado ou até mesmo um pouco rabugento. Se você está à procura de novas tradições para inspirar sua família a conversar na mesa de jantar, aqui estão algumas ideias.

  • Altos e baixos

    Cada dia é diferente e falar sobre o que aconteceu naquele dia pode desencadear uma grande discussão. Em vez de simplesmente perguntar “Como foi o seu dia hoje?” Algumas famílias se revezam compartilhando os “altos” e “baixos” de seu dia. São geralmente muito simples: desde obter uma boa nota em um teste até o desejo que as férias chegassem mais cedo. Certifique-se de responder a cada um individualmente e que todos tenham a chance de compartilhar seus melhores e piores momentos.

  • Papeizinhos com perguntas

    Bom para todas as idades, desde crianças desordeiras até adultos. Escreva em pedaços de papel algumas perguntas sobre eles, coloque numa cestinha e passe essa em torno da mesa de jantar e a discussão virá naturalmente. As perguntas podem variar de engraçadas a sérias ou até mesmo perguntas do tipo “Você prefere…” Esse jogo é ótimo para rir e saber mais uns sobre os outros.

  • Iniciar uma história juntos

    Uma pessoa começa uma história e depois cada um ao redor da mesa vai adicionando uma frase. Antes que você perceba, sua família estará criando personagens e enredos que você, provavelmente, nunca poderia imaginar. Depois do jantar, você pode escrever a história como uma lembrança e talvez pedir às crianças para ilustrá-la com desenhos.

    De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Welch, das famílias que comem juntas, 84% disse que era seu momento favorito do dia. Você já deu o tom de diversão e relaxamento com algumas dessas ideias… E com isso pode construir muitas memórias ao longo do caminho.

    “Não há família tão ocupada que não possa se reunir à noite para uma refeição, o que dará aos membros da família algo feliz para recordar para o resto da vida”, diz o narrador deste vídeo em inglês sobre etiqueta.

    Sessenta anos mais tarde, isso parece ainda mais verdadeiro. Aproveite o tempo e esforço extra para servir alguns risos e amor na mesa de jantar.

Fonte: familia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *