Dez maneiras em que os pais devem proteger seus filhos

  • Abaixo estão as maneiras em que todos os pais devem proteger a sua família (em nenhuma ordem particular):
  • 1. Seja firme em sua paternidade

    As crianças anseiam por firmeza. Especialmente nas áreas de disciplina, valores e expectativas, é vital comunicarmos claramente os padrões e cumpri-los. Quando não o fazemos, estamos sabotando a sensação de segurança e estabilidade dos nossos filhos.

  • 2. Esteja ciente do que seus filhos estão assistindo

    Na nossa atual cultura televisiva, as crianças têm acesso instantâneo a um mundo de entretenimento e alguns desses (talvez a maior parte) não são bons para elas. A maioria das crianças (em média) está exposta à pornografia antes de completarem doze anos de idade.

  • 3. Orientar seus filhos a buscarem amigos saudáveis

    Ensine seus filhos a amar a todos e mostrar respeito a todas as pessoas, mas também que eles precisam ser altamente seletivos quando se trata de escolher o seu círculo de amigos. Isto não tem nada a ver com a popularidade ou panelinhas, mas tem tudo a ver com o reconhecimento de que nossa personalidade é ou reforçada ou enfraquecida por nossos amigos mais próximos.

  • 4. Não permita desrespeito, drama ou sarcasmo em sua casa

    O tom de suas palavras vai criar o tom de sua casa. Se você quer proteger seu lar contra a negatividade, então não permita que um tom negativo governe sob seu teto. Sejam encorajadores, não críticos.

  • 5. Não discuta com o seu cônjuge na frente de seus filhos

    Uma maneira em que podemos prejudicar os nossos filhos é expondo-os a problemas adultos muito cedo o que os faz sentirem-se oprimidos e impotentes sobre suas vidas.

  • 6. Não basta ditar “regras” e “valores”. Ensine

    Proteger seus filhos significa mostrar-lhes disciplina corretiva, mas também significa dar valores saudáveis e encorajadores que possam ser uma bússola a guiá-los através da vida.

  • 7. Comer juntos

    Este pode soar simples demais, mas pesquisas e experiência de vida sugere uma forte ligação entre as refeições compartilhadas em família e saúde emocional das crianças. Sentem-se em torno da mesa e se reconectem com comida e risos diariamente.

  • 8. Ensine sua história familiar

    Li recentemente um estudo que dizia que as mais importantes coisas que os pais podem fazer para criar estabilidade emocional em seus filhos é ensiná-los a sua história familiar. O estudo disse que um sentido mais rico do passado dá às crianças uma maior sensação de identidade e otimismo para o futuro. Eu não estou convencido de que seja a “coisa mais importante”, mas é definitivamente importante.

  • 9. Ore com e para os seus filhos

    Dar a seus filhos um alicerce de fé vai ajudá-los a enfrentar as tempestades e uma base sólida para a vida. Se a oração é algo novo para você, ou você não tem certeza por onde começar tente expressar algumas palavras de agradecimento a Deus junto com sua família.

  • 10. O amor uns pelos outros

    Nenhum pai ou mãe é perfeito, então você fatalmente irá cometer erros, mas o amor tem o poder de encobrir todos os lugares onde erramos. O amor é o nosso mais importante dever e privilégio como pais.

    “O mais importante de tudo, continue a mostrar amor profundo um pelo outro, porque o amor cobre uma multidão de pecados.” 1 Pedro 4:8

Fonte: familia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *